sss


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

como instalar Mod's


Guia GTA IV Modding

Selecione o que você deseja:
  • Como deixar seu jogo modificável
  • Instalando Mods de DATA (handling.dat, weaponinfo.xml, etc)
  • Instalando Mods de Textura (player skins, .wtd files, etc)

Como deixar seu jogo modificável
Infelizmente, a versão PC de Grand Theft Auto IV não é modificável. Existe um file checker que verifica antes de carregar o jogo se você está usando os arquivos originais. Por isso é necessário que você instale um Mod que fará que o file checker não funcione e você poderá instalar mods no seu jogo. Atualmente, há vários patches disponíveis:
  • GTA IV Modding Unlocker por GamerX550
  • GTA IV Magic Patcher por aru
  • GTA4-Launcher por s0biet
Neste tutorial, Eu usarei o GTA IV Magic Patcher, mas teoricamente as instalações são parecidas.
  1. Tenha certeza que você tem uma instalação limpa do GTA IV. O Patch não funcionará se você tiver já modificado algum arquivo!
  2. Rode o MagicIV.exe, que você poderá baixar clicando aqui.
  3. Clique em "Validate Files" (Validar arquivos em português) e então o programa irá poder confiramar se vocÊ possui todos os arquivos originais. Se esta etapa falhar, você irá precisar mover os arquivos modificados e trocá-los pelos originais. Caso você não tenha feito backup simplismente re-instale o jogo.
  4. Clique em a"apply Patch" (Aplicar patch em português). Ele automáticamente irá criar backups de todos os arquivos originais do jogo (o nome será <nome-do-arquivo>.magic) e assim ele irá confundir o jogo! o File checker então irá verificar os arquivos de backup ao invés dos que estão sendo usados no jogo assim você poderá modificar a vontade.
  5. Clique em Verify (verificar em português) para ter certeza que seu jogo irá ser executado. Se isso funcionar, então você está pronto para modificar!
  6. Se por qualquer razão você desejar reverter seu jogo e voltar com os arquivos originais novamente, simplismente clique em "Recover" (Recuperar em português) e irá retornar todos os arquivos que estavam guardados como backup do .magic.
Instalando Mods de DATA
Muitas informações são guardadas nos arquivos de texto. Alguns dos mais populares mods de texto são:
  • Carcols.dat: determina as cores que cada veículo quando ele aparecer na tela.
  • Cargrp.dat: cria classificações de veículos e o modelo dos pedestres que vai dirigir (por exemplo: Pedestres da polícia só dirigem o veículo policial).
  • Handling.dat: valores da peso, velocidade, e outras informações relacionadas com o tratamento para cada veículo.
  • Timecyc.dat: informações sobre as diferentes condições meteorológicas no jogo.
  • Vehicles.ide: a freqüência, dentre outros valores, em que um carro irá aparecer.
  • Visualsettings.dat: valores para muitos efeitos do jogo, incluindo chuva.
  • WeaponInfo.xml: quase todas as informações relativas às armas, incluindo tamanho do clip, precisão, modelo e nomes.
Bem existem muitos mods que você pode baixar aqui na gta mind na seção Mods Diversos na seção downloads > mods.
Para este tutorial, vou mostrar as etapas de como instalar o Grenade Launcher Mod. Este mod substitui o RPG com uma M4 que de vez usar balas usa granadas que explodem com o impacto.
  1. Certifique-se que o seu jogo já está modificado para instalar mods
  2. Baixe e extraia o mod, você verá que o arquivo é uma edição do arquivo weaponinfo.xml
  3. Vá para a pasta do seu GTA IV. Se você instalou como padrão será: C:\\Arquivos de programas\Rockstar Games\GTA IV\common\data
  4. Mova o arquivo baixado para esta pasta. Você receberá uma mensagem se você quer substituir o arquivo existente pelo novo, apenas aperte sim para substituir.
É isso ai, o seu mod foi instalado. Os procedimentos para outros mods do tipo é exatamente igual adaptando-se a cada situação é claro.
Instalando Mods de Textura
Todas as Skins e Cenários que você vê in-game são chamadas texturas. A maioria dos mods de textura são modificações do jogador (niko bellic) editando detalhes físicos, roupas por exemplo, mas isso também pode ser usado para modificar muitas coisas do cenário também como por exemplo as latas de lixo.

Mods de textura são lançados em diferentes formatos. A maioria é lançada como .wtd e .wdr, que são os formatos usados pelo jogo para juntar vários arquivos em apenas um só. Outros lançamentos são simples e lançado como formato .png. Neste tutorial, eu irei ensinar como instalar todos os tipos de formatos no seu jogo.

Primeiro, para instalar todo tipo de formato, você irá precisar de uma ferramenta que permetirá abrir e editar os arquivos do GTA IV. Neste tutorial eu irei usar o programa SparkIV, mas também tem outro chamado OpenIV e ambos estão disponíveis na seção downloads, use o que você achar melhor.
Para começar, eu irei ensinar como instalar o Johnny Klebitz mod (Johnny Klebitz é o personagem principal do GTA IV: The Lost and damnede), com seu lançamento nos formatos .wtd e .wdr.
  1. Baixe e extraia o mod. Você verá vários arquivos como hair_002_u.wdr e hair_diff_002_a_uni.wtd. Estes modelos e texturar, contém as imagens modificadas dentro deles.
  2. Abra o SparkIV, e clique em abrir (open). Selecione a pasta para GTA IV\pc\models\cdimages\playerped.rpf e abra esse arquivo.
  3. SparkIV agora vai mostrar uma longa lista de vários arquivos .wdr e .wtd. Essas são todas as texturas que são usadas para roupas e skin do niko.
  4. Para instalar o Johnny Klebitz mod, apenas aperte importar (import) no topo no menu e selecione todos os arquivos que você baixou do Jhonny Klebitz.
  5. Depois que tudo for importado, os arquivos editado irão ficar selecionado em azul dento do SparkIV. Você pode clicar duas vezes em um destes selecionado em azul, como head_diff_000_a_whi.wtd para confirmar que o modelo foi instalado - Você deve ser uma imagem que se assemelha ao johnny ao invés do niko.
  6. Clique em salvar (save) no menu e feche o programa.
Depois de ter feito tudo isso, apenas jogue GTA IV para jogar com Johnny Klebitz!
Próximo, eu irei instalar o Joker mod (o mod do coringa), lançado com arquivos em PNG.
  1. Faça o Download e extraia o mod. Você irá ver 3 arquivos PNG, com texturar transformando niko no coringa.
  2. Abra o SparkIV, e clique em abrir (open). Selecione para GTA IV\pc\models\cdimages\playerped.rpf e abra o arquivo.
  3. SparkIV agora irá mostar uma longa lista de vários arquivos no formato .wdr e .wtd files. Essas são as texturas usadas no nick para suas roupas e skin.
  4. Para instalar o joker mod (coringa mod) você irá precisar substituir as imagens dentro da textura. Primeiro vamos instalar o cabelo do coringa...
  5. Ache e clique em hair_diff_000_a_uni.wtd pelo SparkIV. Agora aperte em Edit no menu do programa. Isso irá abrir outra janela onde você verá uma imagem do cabelo do niko (ou algo parecido com isso). Agora aperte em importar textura (Import Texture) no menu acima na janela do sparkIV, e selecione o hair_diff_000_a_uni.png, este que é o arquivo que você baixou do coringa com o Joker mod. Quando você ver a nova imagem do cabelo aparecer no SparkIV, clique em Save e feche no canto superior direito.
  6. Instalando as texturas do rosto é um processo similar - ache head_diff_000_a_whi.wtd dentro do SparkIV e selecione edit. Aperte em importar textura (Import Texture) e selecione o arquivo que você baixou chamado head_diff_000_a_whi.png. Quando a nova imagem aparecer aperte em save e feche.

  1. E finalmente, repita o processo um por um, para roupa do coringa - ache uppr_diff_012_a_uni.wtd, edita isso, e importa por o que você baixou uppr_diff_012_a_uni.png e então salve e feche..
  2. Quando você tiver instalado todas as texturas, clique em save no menu do SparkIV e feche o programa.
O Mod do coringa agora está instalado! Carregue o seu jogo e quando você comaçar a jogar niko está com a cara do coringa. Para pegar a roupa, você terá que ir para Perseus e comprar o terno.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes